AcadêmicoEducação

Álgebra Linear

Explicações de álgebra

Álgebra linear é uma vertente da matemática que surgiu do estudo detalhado de sistemas de equações lineares, sejam elas algébricas ou diferenciais, pois utiliza alguns conceitos e estruturas fundamentais da matemática como vetores, espaços vetoriais, transformações lineares, sistemas de equações lineares,  matrizes e bases de um sistema.

Muitas das ferramentas básicas da álgebra linear, datam da antiguidade, como a eliminação gaussiana, citada pela primeira vez por volta do século II d.c., embora muitas dessas ferramentas não tenham sido isoladas e consideradas separadamente até os séculos XVII e XVIII.

Por exemplo, o método dos mínimos quadrados, usado pela primeira vez por Gauss no final do século XVIII, é uma aplicação inicial e crucial das ideias da álgebra linear que tem gerado ao longo dos séculos uma evolução permanente de formulários.

Retrospectiva da Álgebra Linear

O assunto começou a tomar sua forma atual em meados do século XIX, que viu muitas noções e métodos de séculos anteriores abstraídas e generalizadas como o início da álgebra abstrata. Matrizes e tensores foram introduzidos como objetos matemáticos abstratos no fim do século XX.

O uso de tais objetos na relatividade geral, estatística e mecânica contribuiu para que a Álgebra Linear se posicionasse como pilar fundamental em áreas do conhecimento  para além da matemática pura.

Sem a álgebra é impossível também construir curvas e superfícies por pontos especificados, criar redes elétricas, jogos de estratégia, modelos econômicos de Leontief, administrar florestas, distribuir temperatura e equilíbrio e fazer pesquisas de crescimento populacional por faixa etária, por exemplo.

A Computação Gráfica, Tomografia Computadorizada, modelo de Mínimos Quadrados para a audição humana e deformações também não existem sem essa matéria.

A álgebra linear estuda os espaços vetoriais (ou espaços lineares), além de funções lineares que associam vetores entre dois espaços vetoriais.

Assim sendo, os espaços vetoriais são uma generalização do espaço cotidiano e de senso comum onde vivemos, tais como largura, altura e profundidade.

Por outro lado, entender geometria analítica é um bom passo para estudar Álgebra Linear, dado que, a geometria analítica, também pode ser chamada geometria de coordenadas que em tempos recebeu o nome de geometria cartesiana. Ou seja, é o estudo da geometria através dos princípios da álgebra.

Em geral, é usado o sistema de coordenadas cartesianas para manipular equações no plano, retas, curvas e círculos, geralmente em duas dimensões, mas por vezes também em mais dimensões.

Em suma, alguns pensam que a introdução da geometria analítica constituiu o início da matemática moderna que datam do século XVII , e devem-se ao filósofo e matemático francês René Descartes (1596 – 1650), inventor das coordenadas cartesianas (assim chamadas em sua homenagem), que permitiram a representação numérica de propriedades geométricas.

Deste modo, a Álgebra Linear melhora definitivamente a forma como se desenvolvem os modelos preditivos. Pois, os vetores e matrizes que se encontram na Álgebra Linear vão tornar o pensamento humano mais amplo.

Por vezes, utilizar mais parâmetros para um componente do modelo preditivo, usar mais operações matriciais, visualizar e criar gráficos de plotagem diferentes ou até mesmo aplicar um código único e melhor, gerando cenários de possibilidades numerosos.

Tal facto, fomenta pelo nosso lado, a procura minunciosa de manuais de autores nacionais e estrangeiros, os quais permitem o conhecimento adequado ao sucesso do aluno.

Em conclusão, a Quickwords Lda preocupa-se em ter disponível os melhores materiais e conteúdos atualizados ao dispor dos seus clientes, o que lhe tem merecido, a referência de qualidade pelo seu segmento alvo.

É também disponibilizado ao seu público alvo, grande quantidade e diversidade de formulários matemáticos grátis na plataforma priorizando estratégias de acompanhamento durante todo o ano letivo, inclusive épocas especiais de exames.

Contacte-nos sempre em: https://explicacoesportugal.pt/explicacoes-precos/

Etiquetas
Botão Voltar ao topo