AcadêmicoCiênciaCientíficoEducaçãoTecnologia

Artigo Científico – Como Escrever um Passo a Passo?

Sem dúvida, escrever um artigo científico com qualidade e relevância pode fazer toda a diferença em sua acadêmica e lhe render bons frutos.

Vamos levar em conta que, é por meio desses trabalhos que o seu conhecimento e desenvoltura é mostrado para o mundo.

De qualquer forma, sabemos que escrever um artigo científico com qualidade é um grande desafio.

Na verdade não existe fórmula mágica, mas sim muito estudo, autonomia e perseverança. Mesmo assim, se você levar em conta algumas dicas, tudo pode ficar mais fácil.

Justamente para te ajudar, desenvolvemos um guia para orientar você em sua jornada! Então, confira atentamente as dicas de como escrever um artigo científico:

1. Inicie pelo Tema e o Problema de Pesquisa de seu Artigo Científico

Em suma, o tema de um artigo científico é a área que ele irá abordar. Inserido dentro dele, você deve pesquisar por referências, estudos e autores com obras relevantes, dentro do assunto o qual você quer estudar.

Já no que diz respeito ao problema de pesquisa, ele é algo bem mais específico: ele trará a questão que o seu artigo irá responder.

2. Desenvolver e Estruturar seu Artigo Científico

Já que você tem o tema e o problema em mãos, agora deve aprofundar a sua pesquisa: crie algumas hipóteses e escreva em um rascunho o desenvolvimento.

Uma dica quanto a isso, é listar os argumentos que encontrou para sustentar a sua pesquisa. Você pode fazer com que cada item dessa lista vire uma seção do seu artigo científico.

Depois disso, inclua uma introdução, que deve conter um tema, o problema de pesquisa, as motivações e a metodologia. E por fim, pontuar os resultados com a conclusão.

3. Coesão e Coerência

Pode acontecer de você se perder em meio tanta leitura, o que pode ser até normal. Mesmo assim, deve prestar atenção em sua linha de raciocínio. Nota: uma ideia deve ‘casar’ com a outra.

Outra dica é não dar margens para interpretações diferentes da sua real ideia. É muito importante que você use a linguagem adequada de acordo com a sua área de pesquisa.

4. Revise Mais de uma Vez o seu Artigo Científico

É recomendado que você revise o seu artigo, no mínimo, duas vezes. Uma vez para identificar possíveis problemas de conteúdo como ideias duplicadas no texto, e outra para revisar a linguagem e a ortografia.

Uma dica muito importante é: Nunca revise depois de escrever! Você está cansado e precisa descansar (e o texto também!).

Se puder, submeta o artigo a mais um leitor. Pode ser um professor, um colega da área ou até mesmo um profissional qualificado. Isso fará toda a diferença para você.

5. Respeite as Normas ABNT

Não adianta fugir: se seu desejo é ser aceito em eventos ou periódicos, seu artigo científico precisa estar bem adequado às normas da ABNT.

Você pode até encontrar algumas formas de aprender as normas pela internet. Quanto a isso, não se preocupe.

Certamente é trabalhoso, mas, sem sobra de dúvidas, é muito importante para o seu trabalho.

É só pensar na possibilidade de ter sua pesquisa publicada em uma revista de relevância que servirá como motivação!

Botão Voltar ao topo