As cartas do tarot – significado do diabo, morte e o louco

As cartas do Tarot são envoltas em misticismo. Cada uma traz figuras simbólicas que representam possibilidades em diversos aspectos da vida. Algumas delas, no entanto, são temidas quando aparecem na leitura do baralho. Essas cartas são: o Diabo, a Morte e o Louco.

Acompanhe o artigo de hoje para entender mais detalhes sobre o Tarot. Afinal, será que existem cartas realmente negativas no jogo?

As cartas do Tarot

O baralho do Tarot é composto por 78 cartas que estão divididas em arcanos maiores e arcanos menores — entenda mais detalhes no artigo específico sobre o jogo clicando aqui. As cartas do Diabo, da Morte e do Louco fazem parte destas últimas e possuem um significado mais amplo.

Os arcanos menores representam situações e pessoas em diferentes contextos. Isso quer dizer que o sentido deles pode se adaptar dependendo da relação com as outras cartas do jogo.

Ao todo, existem 22 arcanos menores, numerados do 1 ao 21 mais a figura do Louco. Este é tido como zero ou vem sem numeração. Pelo simbolismo amplo que possui, cada carta pode ser avaliada de forma positiva ou negativa, variando de acordo com a interpretação.

O Louco

O Louco pode ser considerada a primeira carta do Tarot entre os arcanos menores. Ela é representada por um jovem que aparece em uma jornada itinerante, disposto a viver novas aventuras.

Na carta, o Louco carrega uma bolsa que está associada ao afeto e está sendo levemente mordido por um gato ou um cachorro. Estes representam os perigos dos quais o viajante precisa se desviar ao longo da vida nômade que possui.

A carta significa imaturidade e falta de objetivo na vida, o que quer dizer que a pessoa pode se deixar levar pelo destino sem ligar para as consequências. No aspecto positivo, o Louco também tem relação com autoconfiança e liberdade para viver novas experiências sem medo. Ele também está ligado à inocência e à saudade.

A Morte

Em geral, as pessoas não lidam bem com a figura da Morte, porém essa carta fala de finalizações que, muitas vezes, podem ser positivas. No Tarot, ela é o 13º arcano menor e traz como imagem a figura de um esqueleto montado em um cavalo ou remando em um mar de almas desoladas.

A Morte representa ciclos que se encerram, transformação e mudanças. Dependendo do contexto, ela pode significar sacrifícios, reflexão e um ultimato para resolver assuntos pendentes.

A carta está ligada à força, à renovação de ideias e a novas realizações depois que deixamos passar o que já não nos faz bem ou não é mais útil.

O Diabo

A imagem do Diabo causa receio em grande parte da sociedade e dentro das cartas do Tarot não seria diferente. Seu simbolismo está associado a situações desmedidas, sejam elas de paixão, vícios e posturas antiéticas para conseguir aquilo que deseja.

No baralho, a figura do Diabo é a 15ª carta e aparece com asas, que representam o céu, e chifres. Aos seus pés estão duas figuras, que podem ser diabinhos ou um homem e uma mulher, presas com uma corrente. Elas simbolizam as paixões que prendem o homem à Terra.

A carta traz consigo um simbolismo de irresponsabilidade e egoísmo sobre as próprias ações, mas ela também tem um lado positivo. Pode estar relacionada a uma necessidade de ação e ousadia ao invés de agir com marasmo diante de uma situação.

Todas as cartas do Tarot precisam ser interpretadas dentro de um contexto e não apenas vistas como um significado isolado. Sendo assim, não há por que temer o Louco, a Morte ou o Diabo, os aspectos positivos e negativos de cada um deles vai depender da situação na qual você se encontra.

Mais artigos? clique aqui

 

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo