
Eles estão em todos os nossos bolsos agora, não estão?
Estou falando, é claro, sobre dispositivos móveis. E a principal funcionalidade desses dispositivos (além de fazer chamadas telefônicas, foi-me dito) é executar um host inteiro de aplicativos que atendem a quase todos os fins imagináveis.
Empresas de todos os cantos do mundo, oferecendo uma gama ridícula de produtos, começaram a migrar do mundo físico, distribuindo folhetos, imprimindo anúncios e pendurando outdoors para o mundo móvel. E você deveria também.
Agora, eu sei o que você pode estar pensando:
Nossa empresa não precisa de um aplicativo móvel para vender produtos para nossos clientes fiéis!
E talvez tenha sido o caso no passado. Mas se você deseja se preparar para o futuro e começar a ver os enormes benefícios logo de cara, precisará de um aplicativo móvel.
Não é tão facilmente convencido? Aqui estão quatro maneiras (e algumas) de sua empresa colher os benefícios da criação de um aplicativo móvel (como o Whatsapp GB) para seus clientes.
1. Forneça mais valor aos seus clientes
Os negócios têm tudo a ver com reciprocidade. Você oferece um produto, o mercado abre suas carteiras com sua demanda, certo?
Talvez você tenha se sentado com seus funcionários e tentado definir a melhor maneira de incentivar mais esse engajamento de abertura de carteira de seus clientes. Você deseja aumentar a interação deles com a sua empresa para promover vendas, é claro, mas também deseja fornecer um nível de valor para seus clientes que eles não podem obter em nenhum outro lugar.
Uma maneira de fazer isso é criar um programa de fidelidade no seu aplicativo . Funcionaria assim:
Quanto mais os clientes interagem com seus negócios e produtos, mais pontos eles coletam, os quais, por sua vez, podem ser usados para obter ótimos negócios nos produtos que eles já sabem que desejam.
A Starbucks usa seu aplicativo móvel a seu favor, oferecendo recompensas exclusivamente aos assinantes do aplicativo, o que motiva os clientes a comprar café (e outros lanches deliciosos) deles. Eles estão ainda mais avançados, permitindo que seus usuários paguem diretamente do aplicativo, acelerando todo o processo de transação.
Se você já possui um programa como esse, ótimo. Você pode incorporá-lo ao seu aplicativo móvel, digitalizando todo o processo , disponibilizando instantaneamente os dados de suas compras. Se você não tiver um, faça isso rápido.
E quando seus clientes virem seus pontos aumentando em tempo real (em vez de precisar enviar pontos pelo correio ou esperar até que eles possam acessar seu site para inseri-los manualmente), eles ficarão impressionados e mais atraídos para acompanhar seus compras no futuro.
2. Construa uma marca mais forte
Uma das coisas mais importantes que um aplicativo móvel oferece aos consumidores é a conscientização e a comunicação com sua marca . E por meio dessa interação regular com seu mercado-alvo, você promove a confiança.
Quanto mais seu público confiar em você, maior será a probabilidade de ouvir as propostas de vendas posteriores e até se comprometer com a sua marca. Com um aplicativo, você demonstrará aos seus usuários por que eles devem confiar em você, mostrando (em vez de dizer) o que sua marca representa.
Da mesma forma que a distribuição de ímãs de geladeira, calendários e outras lembranças aleatórias com o logotipo da sua empresa, ela serviu no passado como propaganda e assistência, os aplicativos móveis fortalecem sua marca e educam seus clientes.
É por isso que tantas empresas em todos os principais setores estão desenvolvendo estratégias para aplicativos móveis.
Isso é mais do que você pode agitar. Todo mundo está embarcando.
3. Conecte-se melhor com os clientes
O atendimento ao cliente não é apenas uma comunicação cara a cara entre vendedores e clientes sorridentes.
Como 2,6 bilhões de pessoas agora têm dispositivos móveis de alta potência ao alcance de todos os momentos, o verdadeiro fator de virada no atendimento ao cliente são agora aplicativos móveis.
Por quê?
Em primeiro lugar, seu aplicativo não será apenas um ser humano, sujeito a mudanças de humor e baixo desempenho.
E, através de uma presença móvel sólida, você sempre saberá que está apresentando ao cliente a mesma face – uma interface voltada especificamente para fornecer a eles a melhor experiência de estudo e decisão sobre se eles querem comprar seu produto.
De fato, a grande maioria dos profissionais de marketing vê seus aplicativos como um meio de melhorar principalmente o atendimento ao cliente.
Sem parecer assustador, sua empresa está sempre com seu cliente. (Ok, talvez não haja maneira de contornar isso.)
Mas pense sobre isso. Se uma pessoa ouve sobre o seu aplicativo no meio da noite e deseja obter informações o mais rápido possível, basta ligar o dispositivo e fazer o download do aplicativo. Mais tarde, quando um pensamento surge na cabeça de que eles deveriam comprar seu produto, eles podem fazê-lo imediatamente , sem ter que esperar pelo horário comercial normal quando os seres humanos normais estão acordados.
Portanto, se o atendimento ao cliente é uma das suas principais prioridades (como deveria ser), os aplicativos móveis são a resposta para aumentar a satisfação do cliente em geral.
4. Aumentar os lucros
Quando a satisfação do cliente aumenta, as vendas também aumentam . De fato, de acordo com a SalesForce , 70% das experiências de compra são influenciadas pela maneira como os clientes sentem que estão sendo tratados.
Quanto mais pessoas interessadas e satisfeitas estiverem com seu produto e sua empresa, maior será a demanda do consumidor. E deixe-me garantir que, se você tiver um produto que seus clientes mal podem esperar para colocar em suas mãos, essa demanda fornecerá retornos sérios.
É aí que o aplicativo móvel entra como nenhum outro. Mas é importante manter os custos baixos enquanto você os desenvolve.
Claro, você deve ter um site com um design responsável que possa se adaptar a qualquer um dos vários dispositivos móveis existentes no momento. Isso elimina a necessidade de ter um site “móvel” secundário e frustrante para gerenciar. Mas se você iniciar um aplicativo móvel, além do site responsivo, aumentará as vendas e aprimorará a experiência do cliente.
Quando o Domino’s Pizza criou um aplicativo móvel para encomendar entrega ou coleta de alimentos na loja, eles viram um aumento no comércio eletrônico de 28% nos lucros antes de impostos de meio ano somente no Reino Unido . E sei que prefiro usar o aplicativo do que ligar para a loja.
De fato, os dispositivos móveis agora representam 52% de seus pedidos on-line.
Você está vendo uma tendência aqui? Se você não estiver usando um aplicativo móvel que incentive mais compras, tornando mais fácil e empolgante para seus clientes pressionar o botão “comprar”, você estará perdendo uma grande quantidade de mudanças em um mercado em constante crescimento.