NaturezaNegócios

Como proteger sua empresa de danos causados ​​por raios?

Se você possui um negócio, saiba que é importante ter alguns cuidados em relação aos raios, pois caso contrário, eles podem causar uma grande dor de cabeça...

Embora os para-raios sejam vistos como um dispositivo do passado por muitas pessoas, os sistemas de proteção contra raios são mais utilizados hoje do que em qualquer outro momento da história, tanto ​​em empresas, quanto em residências.

E se você não tiver certeza se sua empresa está equipada com um sistema de proteção contra raios, talvez seja hora de fazer uma averiguação.

Siga acompanhando o conteúdo e saiba mais sobre esse assunto!

Como o raio causa danos?

Sempre que um raio atinge um prédio sem um caminho livre até o chão, essa corrente elétrica pode causar sérios danos à estrutura do edifício e a seus componentes elétricos.

Um relâmpago menor pode não causar muito dano visível ao seu negócio, porém, muitas vezes pode ser suficiente para fritar suas tomadas elétricas (e qualquer eletrônica conectada a elas).

E dependendo da força da descarga elétrica, até mesmo uma régua de proteção contra sobretensão pode não ser suficiente para proteger seus componentes eletrônicos.

Sendo assim, você poderia descobrir que seus computadores, discos rígidos, caixas registradoras, microondas, fogões e outros aparelhos foram queimados. Além disso, sistemas de segurança eletrônica também podem ser afetados por um raio, deixando sua empresa vulnerável até que você tenha tomado medidas para reparar esse dano.

Como funcionam os sistemas de proteção contra raios?

Assumindo que as árvores mais altas ou prédios vizinhos vão pegar raios primeiro, deixar seu negócio desprotegido, pode ser uma tática perigosa.

Não é garantido que o prédio mais alto em uma área seja o que atrai um relâmpago e mais, o relâmpago pode muitas vezes passar lateralmente de seu ponto de ataque original, atingindo seu prédio depois de “saltar” de uma árvore ou outro prédio.

Assim, sistemas de proteção contra descargas atmosféricas operam usando condutores e tiras de cobre ou alumínio para fornecer um caminho da parte superior de seu prédio até o solo.

Ao remover qualquer resistência no caminho do raio, você poderá direcionar o fluxo de eletricidade para o solo sem afetar a estrutura ou o conteúdo da sua empresa.

A maioria dos sistemas de proteção contra raios consiste em uma antena, geralmente colocada no teto, projetada para atrair o raio para aterrá-lo rapidamente.

No entanto, apenas uma única antena não será suficiente para aterrar um grande relâmpago, e se você já tiver uma antena de televisão, cata-vento ou outro pedaço de metal montado no teto, é ainda mais importante ter um sistema de proteção contra raios em casa.

Que tipo de sistema de proteção contra raios o seu negócio precisa?

Pode ser tentador tentar instalar um sistema de proteção contra raios para economizar dinheiro. No entanto, isso quase nunca é uma boa ideia, pois esses sistemas são complexos o suficiente para que o risco de danos causados ​​por um sistema instalado incorretamente seja grande demais.

Portanto, é essencial encontrar uma empresa que realize esse tipo de serviço, desde a elaboração do laudo de para-raio até a instalação, de fato, do dispositivo. Dessa forma, você garante mais segurança para toda a sua empresa e evita preocupações durante dias de tempestades.

Como proteger sua empresa de danos causados ​​por raios?
5 (100%) 1 voto[s]

Botão Voltar ao topo