AutomóveisCotidianoGeralIndústriaNegócios

Conheça as Cargas Mais Populares do Brasil

O transporte de cargas é um setor muito importante e conhecido, mas você sabe quais são as cargas mais populares? Se não, confira!

Como você já sabe, existem inúmeras formas de realizar o transporte de cargas no Brasil, seja por mar, terra ou pelo céu. E dentro desse processo há muitos tipos de cargas que podem ser transportadas, mas a pergunta é: você sabe quais são as mais populares do Brasil?

Se a sua resposta for não, fique sabendo que no post de hoje você vai descobrir quais são cada uma delas. Boa leitura!

As cargas mais famosas do Brasil

Você já parou para imaginar na quantidade de objetos e coisas que são transportadas todos os dias de lá pra cá, daqui pra lá?

Pois é, a variedade de cargas é realmente muito grande e por isso que existem algumas classificações para entendermos melhor sobre o assunto.

Um bom exemplo para que você possa entender melhor são as louças e os vidros, que por serem cargas mais delicadas, entram na classificação de cargas frágeis. Já os animais encontram-se na classificação de cargas vivas, e assim por diante.

Para te ajudar a visualizar melhor tal classificação, a seguir você confere uma lista com as principais cargas transportadas no Brasil, além de informações a respeito do modal ideal para cada uma delas. 

Cargas Secas

As cargas secas são as cargas que possuem produtos industrializados não perecíveis, em que o transporte pode ser feito em qualquer época do ano. As mais comuns são: madeiras, ferragens, alimentos, materiais para construção, etc. 

Para esse tipo de carga os veículos mais populares são os veículos urbanos de cargas ou carretas LS. 

Carga a granel

As cargas a granel são aquelas que não são embaladas, ensacadas ou colocadas em caixas. Dentro dessa categoria existem as cargas sólidas e líquidas. 

As mais comuns cargas sólidas são os feijões, soja ou cereais, já as líquidas são sucos, refrigerantes, água, etc. 

Para transporte das cargas sólidas o caminhão mais utilizado é o truck e a carreta. Já para as cargas líquidas são necessários caminhões com tanques de aço.

Cargas Frigoríficas

As cargas frigoríficas podem ser divididas em duas modalidades: perecível e congelada. Sendo:

  • Carga perecível

A carga perecível é aquela que possui um curto prazo de validade, não podendo ser transportada por longas distâncias. As mais comuns são: frutas, legumes e verduras.

  • Carga congelada

As cargas congeladas são aquelas onde os produtos passaram por processo de diminuição da temperatura e formaram gelo, como por exemplo: carnes, peixes, frangos, alimentos congelados, etc. 

Cargas perigosas

As cargas perigosas representam riscos à saúde das pessoas ou ao meio ambiente. Para esse tipo de transporte são necessários caminhões preparados para o produto.

Os principais produtos dentro dessa categoria são: gás natural, petróleo, explosivos e materiais corrosivos. 

E para todos esses tipos de carga, recomenda-se para o transporte a contratação de um seguro de carga para que, em caso de imprevistos, ninguém saia no prejuízo, já que haverá uma cobertura em relação ao problema, que pode ser desde um roubo, tombamento, até incêndio ou explosão.

Conheça as Cargas Mais Populares do Brasil
5 (100%) 3 voto[s]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo