Saúde & Bem Estar

Invisalign: 10 coisas que precisa saber sobre ortodontia invisível

Pensando em corrigir os dentes? Conversamos com um especialista para esclarecer dúvidas sobre esse "dispositivo de ponta"

Com base na tecnologia de impressão 3D, os alinhadores dentários transparentes – aka Invisalign – apagaram do mapa termos como yagas, infecções, fios ou dor. Se você está acostumado com a ideia de colocar um aparelho ortodôntico para corrigir qualquer defeito na posição dos dentes, certamente já ouviu falar de alinhadores transparentes, mais conhecidos por sua marca registrada (Invisaling).
Invisaling

1. As origens

Invisalign é uma marca de propriedade da Align Technology, embora atualmente seja sinônimo de uma nova tecnologia para corrigir o posicionamento dos dentes, surgiu da criatividade de dois estudantes da Universidade de Stanford, Zia Chisthi e Kesley Wirth, que não tinham conhecimento sobre odontologia, mas eles conheciam o sofrimento de milhares de crianças, adolescentes e jovens (e não tão jovens) que purgaram seu desejo de ter dentes que eram limpos diariamente com a “tortura” de usar aparelho permanente. Feio, desconfortável, irritante … e caro!

Então, sob o abrigo de uma garagem em Menlo Park (Califórnia) – não lembra a história de Steve Jobs e seu bilionário manzanita? -, eles decidiram estabelecer um modelo de correção dentária usando a tecnologia de impressão 3D e, em 1997 Eles lançaram o Invisaling, os alinhadores transparentes e removíveis que foram aprovados desde o início pela onipotente Agência Norte-Americana de Medicamentos (FDA). Duas mentes prodigiosas que salvaram o sorriso de milhões de pessoas em todo o mundo com seus aparelhos dentários.

2. O que é

É uma técnica ortodôntica baseada em alinhadores transparentes, por meio da qual as peças dentárias podem ser movidas e reposicionadas após fazer uma “previsão” através de software sofisticado. O que significa que desde o primeiro momento é realizada uma simulação e os resultados finais podem ser vistos mesmo sem o início do tratamento.

3. qual é o seu preço?

Dependendo das necessidades de cada pessoa, entre € 4.000 e € 6.000.

4. Como eles diferem dos braquetes ao longo da vida

Ao contrário de braquetes; sua principal característica é que é um dispositivo removível (removível e transparente); com base no planejamento de uma digitalização 3D dos dentes do paciente, onde é possível ver o início, a evolução e o final do caso com um vídeo de diagnóstico chamado clinck-check. Os alinhadores são usados ​​em média 22 horas por dia e são trocados a cada 10 a 15 dias. Além disso, não há limitações quanto aos hábitos alimentares e a higiene também não é limitada. Algo mais? Sim, ninguém percebe que você os está usando e isso não interfere em nada, nem nas relações sexuais nem na fala, como geralmente acontece com braquetes fixos.

5. É para todos os públicos?

Sim, geralmente é indicado para todos os tipos de pacientes, embora sempre haja certas limitações devido a algumas más oclusões, mas nas mãos de um bom especialista na técnica e com a colaboração e consistência do paciente, mais de 95% dos casos podem ser resolvidos. Marque uma consulta na Clínica do Marquês para saber tudo

6. Por quanto tempo os resultados serão vistos?

Mesmo antes do início do tratamento, graças ao diagnóstico e monitoramento acima mencionados, realizados com software sofisticado, sabe-se até onde pode chegar a correção final. Quanto à duração em si, dependerá das necessidades e do estado dentário de cada paciente, mas a partir das primeiras semanas as correções são percebidas.

7. Este é o passo a passo

Na primeira consulta, o especialista realiza uma avaliação personalizada das necessidades do paciente e é realizado um estudo ortodôntico (raios-x, fotos intra-orais e extra-orais e escaneamento 3D dos dentes). Uma vez estabelecido o “plano de tratamento” (que pode ser visualizado por meio de um diagnóstico por vídeo), o paciente dá o seu consentimento e os primeiros alinhadores corretivos são enviados para “imprimir”. Uma vez fabricado, em uma nova consulta, o tratamento em si começa com a cimentação de acessórios e a entrega das primeiras talas e, posteriormente, serão agendadas visitas para troca de alinhadores e controle da evolução. Para finalizar, retentores especiais são colocados para evitar qualquer “retorno”

8. Precauções durante o uso?

Você deve tomá-los no mínimo 22 horas por dia, não pode comê-los e, antes de colocá-los, é muito importante que os dentes estejam limpos. Não é aconselhável fumar com os alinhadores ligados.

9. Quais são as regras de higiene?

Os gestos de rotina e de higiene são exatamente os mesmos que os realizados com uma prótese sem visualização. Não há necessidades especiais, pois a limpeza oral é realizada com os dentes livres dos alinhadores.

10. Pode ser usado em implantes ou recheios?

Sem nenhum problema, esses tipos de intervenções odontológicas não impedem a correção com o Invisaling. O que é recomendado é, se necessário, realizar o clareamento dos dentes após o término do tratamento.

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo