O que é retração das gengivas?
As causas que geram esse aumento da gengiva ou melhor, a perda de inserção podem ser várias
Retração gengival é o que a recessão ou perda da altura da gengiva é chamada em termos odontológicos.
Esse distúrbio é relativamente frequente e embora lento, visto que aparece aos poucos, pode causar problemas significativos ao expor a raiz do dente a problemas estéticos, sensibilidades significativas e até mesmo à perda dentária.
CAUSAS DE PERDA DE ALTURA DA GENGIVA
As causas que geram esse aumento da gengiva ou melhor, a perda de inserção podem ser várias:
- Gengivite e / ou doença periodontal
- Chaves inseridas
- Bruxismo
- Problemas oclusais, gerando microtrauma entre os dentes
- Tratamentos ortodônticos inadequados
- Escovação inadequada: com escovas muito duras e técnica incorreta
- Fumo
- Doenças sistêmicas como diabetes.
A PERDA DE GENGIVA PODE SER RESOLVIDA?
A primeira coisa que devemos fazer é detetar as causas e fornecer as soluções adequadas para cada situação.
Portanto uma avaliação do periodontista para conseguir uma boa saúde periodontal com os tratamentos adequados e sempre com um estudo periodontal onde possamos registrar e avaliar a evolução do paciente.
Quando os níveis perdidos não comprometem o dente, geralmente nenhum tratamento é realizado. Se os níveis perdidos e as características da gengiva o permitirem, o que se faz são enxertos conjuntivos com partes moles do próprio paciente, preferencialmente ou com tecido de colágeno artificial.
O relacionamento interdisciplinar de especialistas é fundamental para o alcance de uma boa saúde bucal, portanto, se o problema da recessão é um tropeço dentário devido ao mau encaixe dos dentes, a realização de um enxerto não resolveria o problema se não resolvesse o problema da oclusão.
O trabalho em equipe vai determinar, dependendo do caso, se o enxerto é realizado antes ou depois do tratamento ortodôntico, já que cada caso tem sua prescrição.
A ORTODÔNTICA PODE MELHORAR A PERDA DE GENGIVA?
O objetivo de um bom tratamento ortodôntico é conseguir uma boa oclusão e função, restabelecendo o equilíbrio tanto muscular, articular e dentário com os tecidos que sustentam o dente.
Corrigindo problemas de oclusão como mordida cruzada, inchaços em maior ou menor grau, vamos garantir que o suporte gengival se estabilize e não continue a se deteriorar e, se necessário, uma vez terminada a ortodontia, fazer os enxertos adequados.
Mas, infelizmente, o mau tratamento ortodôntico pode ser a causa de recessões gengivais, ao fazer diagnósticos e planos de tratamento ruins, não respeitar os limites biológicos do osso ou aplicar forças excessivas na movimentação dentária, sendo cada vez mais frequente o atendimento de pacientes com raízes de. dentes fora do osso cortical com os problemas irreversíveis que isso gera.
O melhor ortodontista sempre terá uma abordagem global com a saúde do paciente e priorizará a saúde buco-dentária e periodontal antes de iniciar o tratamento ortodôntico com qualquer técnica: aparelho ortodôntico, Invisalign … diagnosticando individualmente cada caso com os registros necessários, como a tomografia computadorizada para diagnosticar a relação do osso suporte de cada dente e avaliar junto com o periodontista o melhor tratamento para o paciente.