Culinária

Porque Guijuelo é terra de presuntos?

Quando falamos de Salamanca, a primeira coisa que nos vem à mente é a sua maravilhosa gastronomia com os requintados presuntos e enchidos ibéricos de Guijuelo, Béjar ou Candelario, entre outros.

Este município de Salamanca está a 1.003 metros acima do nível do mar e tem um clima continental, perfeito para a produção de presuntos ibéricos. Os ventos secos da Serra de Béjar e da Serra de Gredos durante o inverno são muito favoráveis ​​à secagem dos presuntos. Além disso, os verões são amenos e curtos, o que permite que peças como o presunto ibérico amadureçam de forma otimizada.

O porco ibérico, criado extensivamente nas pastagens de Salamanca, carrega consigo tradição, gastronomia e cultura. Sem dúvida, tornou-se um dos produtos estrela das melhores mesas do país. Os porcos da fazenda vivem livremente nos prados de Salamanca, entre outros.

Presuntos e enchidos ibéricos da Serra de Béjar

Presunto Pullmar

A Serra de Béjar tem condições únicas para a produção de presunto ibérico. É uma tradição centenária devido à sua localização e às características especiais do ambiente, do clima e da sua cultura suína. O coração da Serra de Béjar é favorecido pelo seu clima, vital para a cura do porco ibérico, com invernos frios e secos e verões curtos e quentes. Este ambiente permite uma cura ideal que proporciona um sabor requintado e um aroma inconfundível aos presuntos e enchidos ibéricos que permite que as peças fiquem perfeitamente curadas.

Os enchidos ibéricos são um dos alimentos mais apreciados e um emblema de Espanha em geral e de Salamanca em particular. Só se compreende, conhecendo o meio ambiente, os montes ibéricos do campo de charro de Salamanca e algumas técnicas ancestrais.

Entre a grande variedade de enchidos ibéricos de Salamanca, destaca-se o presunto. O presunto e pás de Guijuelo e da Serra de Béjar são produtos cárneos que são obtidos após submeter as pernas dianteiras e traseiras do porco a um processo de salga, lavagem, pós-salga, cura-maturação e envelhecimento, como já vos dissemos no post sobre o processo de cura do presunto ibérico.

Peças curadas de forma única graças ao clima especial de Salamanca para a produção de produtos ibéricos, a alimentação natural de porcos caipiras no prado e o bom trabalho dos produtores locais. O presunto é um ingrediente essencial em qualquer mesa, um ingrediente de referência utilizado em muitas receitas tradicionais e que atrai muitos apreciadores de produtos ibéricos de qualidade de todo o mundo. Mas o Presunto Ibérico não é o único que tem a devoção dos consumidores. A pá ibérica, o chouriço, o lombo ou o salchichón são outros produtos ibéricos que se produzem em Guijuelo e na Serra de Béjar e que têm um sabor incomparável.

A Serra de Béjar, um lugar especial para a cura de presuntos ibéricos

Atualmente, 60% da produção de presunto ibérico em Espanha pertence à localidade de Guijuelo em Salamanca. E é que Salamanca é terra de tradição e bom trabalho. Os enchidos de Salamanca percorrem o mundo deliciando os paladares mais exigentes. Um produto perfeito, emblema de Salamanca e único no mundo.

Na empresa Pullmar em Bejar. Somos produtores locais com a Serra de Béjar como centro nevrálgico para a produção dos nossos presuntos e enchidos ibéricos gourmet de Salamanca. O resultado disso é o nosso compromisso com a natureza, um bom paladar, a paixão pelos produtos ibéricos e o esforço de toda uma equipa para fazer bem as coisas para que possa desfrutar ao máximo.

A nossa missão, ser a marca por excelência dos produtos ibéricos de Salamanca, perseguindo a liderança e a excelência, sendo responsável, eficiente, dinâmica e empenhada.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo